segunda-feira, 30 de julho de 2012

E AS SUAS QUALIDADES?


A arte de elogiar pode ser considerada como a arte da oratória: poucos sabem ou se dedicam a aprender.

E por que não praticarmos essa arte?

Uma dica importante é ser atento às qualidades das pessoas ao nosso redor e saber ser sincero ao enaltecê-las por isso.


Conta a história que numa cidade, vivia um homem que diziam todos, era o protótipo da ruindade...

Vivia sozinho, não tinha amigos, não permitia que passassem em sua calçada, detestava animais, quando a bola dos garotos caía em seu quintal ele as furava e assim era que falavam que quando ele morresse não haveria quatro pessoas para carregar seu caixão.

Na mesma cidade vivia um outro cidadão que tinha uma peculiaridade: acompanhava todos os enterros que ali ocorriam e no cemitério tinha o hábito de antes do caixão baixar túmulo, enaltecer as qualidades do falecido.

Aconteceu então um dia, que nosso primeiro personagem, aquele, o homem ruim, morreu...

E na cidade que corria o dito que não haveria quatro pessoas para carregar o caixão, o que aconteceu? Foi o enterro mais concorrido que já tinham notícias, não pelo morto, mas sim pelo nosso personagem, pois todos queriam ouvir o que ele teria para enaltecer de qualidades do morto.

Toda população compareceu ao cemitério e na hora que o caixão baixou no túmulo, todos olharam para nosso homem que elogiava e ele disse:

- Coitado, ele assobiava tão bem...


Isto serve para você, mas à mim primeiramente que editei este texto: fica a sábia lição de que nunca devemos permitir que nossos olhos causem-nos enganos com a casca do ser humano.

Sem dúvida alguma é muito mais fácil observar o defeito do outro, mas quando paramos por um instante para atentarmos com o que realmente de bom se sobressai naquela pessoa (justamente aquela que você critica ou simplesmente não gosta) então poderemos descobrir o seu melhor! E acredite: aquilo que de melhor encontrar no outro é o que lhe agradará muito e tornará possível, aos menos por esta única qualidade, esquecer seus muitos defeitos.

Finalizo propondo que elogiemos nossos colegas, os de nossa casa, e por que não seu chefe que você julga tão chato?! Essa atitude demonstra muita maturidade e grandeza. Mas considere que os elogios nunca poderão ser simplesmente da boca pra fora, mas sim espontâneos e com sinceridade, afinal, todos têm grandes qualidades e o segredo é estarmos sempre atentos para percebê-las.

Asseguro-te o quão bom é quando descobrimos que algumas pessoas sabem assobiar tão bem...




Espero que tenha gostado.


Na próxima quarta-feira (01/08) vamos falar um pouco sobre "importâncias do tempo". Enquanto isso, sugiro que leia também: 

COMO MANIFESTAR GRATIDÃO?
A ELEGÂNCIA DO SÁBIO

Forte abraço e até lá!

2 comentários:

  1. Adorei o texto, uma liçao de vida....embora eu nao seja uma pessoa perfeita e diga se de passagem estou longe de ser......eu tenho como principio sempre procurar o lado bom das coisas ou pessoas, a minha profissão ajuda muito..... é gratificante saber que toda moeda tem dois lados e que um deles é sempre o bom, o verdadeiro..... Beijos.
    EMS.

    obs: Foi muito bom abrir o Blog e encontrar um texto novo.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna, boa noite!

      Fico feliz por acompanhar meus artigos!

      É gratificante saber que existem pessoas que apreciam este tipo de leitura e isso me dá mais prazer em escrever.

      De fato, cada um tem seu lado bom e quero ressaltar que esse sim devemos dar maior ênfase: o que temos de bom! A moeda tem dois lados, mas infelizmente (por costume talvez) temos nos atentado apenas ao seu lado ruim...

      É tempo que aprendermos com os outros não descartando as imperfeições, afinal, somos todos falhos, mas sim destacando sempre as QUALIDADES!

      Obrigado pelo carinho de acompanhar SEMPRE O MAIOR MOTIVO!

      Até breve!

      Excluir

Seu comentário aguardará liberação do administrador.